Joaninhas...

Joaninha na mão
Quando esse simpático e delicado inseto escolhe seu dedo para pousar, isso quer dizer que você é um afortunado e tem direito a fazer um pedido. A direção em que ela voar indica de onde virá sua sorte, como diz O Livro Ilustrado dos Símbolos. Em inglês, a joaninha é chamada de beetle of our lady, besouro de Nossa Senhora. Esse nome teve origem na Idade Média, quando os agricultores pediram à Virgem Maria para salvar suas lavouras. Então, apareceram as joaninhas, que destruíram as pragas, atendendo ao pedido dos fiéis. Dizem que achar uma joaninha com mais de sete manchas é sinal de prejuízo. Com menos de sete, hora de boa colheita.Sinal de boa sorte"Joaninha, fará bom tempo no domingo?" Se a joaninha voar antes que você possa repetir a pergunta três vezes, o tempo será bom no fim de semana.Esse insetinho encantador é considerado um sinal de boa sorte.Uma das razões prováveis é que ele aparece sempre nos primeiros dias da primavera.Além disso, ele se alimenta de piolhos das plantas, afídeos (conhecidos como pulgões) e muitos outros insetos nocivos.Em alguns lugares chega a ser criado com essa finalidade.Há centenas de espécies de joaninhas, diferentes em tamanho bem como na cor e número de manchas no primeiro par de asas. Podem ter de 2 a 24 manchas. No verão, a joaninha voa o dia inteiro, de uma árvore para outra, de um flor para outra. Come um número incrível de insetos.No inverno, em grupos grandes, hibernam debaixo de um pedaço de casca de árvore ou outro abrigo semelhante. Elas põem de três a cinqüenta ovos, nas costas das folhas. As larvas também se alimentam de afídeos. Quando atacadas, defendem-se de uma maneira particular: expelem um líquido de cheiro desagradável sobre o inimigo, que bate em retirada, enjoado.
AS JOANINHAS TRAZEM SORTE

Sabias que existem muitas lendas sobre as joaninhas? Em quase todas as culturas, acredita-se que as joaninhas trazem sorte e que matar uma traz tristeza e desgraça.
LENDAS E CRENÇAS PELO MUNDO
Quase todas as culturas das regiões onde ocorrem joaninhas atribuem ao pequeno besouro uma aura de sorte. Conheça algumas das lendas e crenças a elas associadas: *Matar uma joaninha pode trazer azar e tristeza. *Se uma joaninha pousar em você e depois voar, levará com ela suas aflições (França). *Se uma joaninha é mantida na mão enquanto se faz um desejo, a direção para a qual ela voar, em seguida, é onde se deve tentar a sorte. *Se uma joaninha tem mais de sete pintas, trará fome, se forem menos de sete, a colheita será boa. *Se na primavera há muitas joaninhas voando, a colheita daquele ano será boa (Estados Unidos) *As joaninhas trazem bom tempo (Bretanha). *Se uma joaninha andar pela mão de uma jovem, ela se casará naquele ano (Bélgica). *As joaninhas levam os bebês para seus pais (Suíça) *As pintas nas costas da joaninha indicam o número de filhos destinados à pessoa em cuja mão ela pousar (Bruxelas). *As joaninhas podem entender a fala humana, pois foram abençoadas por Deus (Ásia). *Se uma joaninha pousa na sua mão, você ganhará um par de luvas; se pousar na cabeça, ganhará um novo chapéu (Grã Bretanha, na Era Vitoriana). *Se uma joaninha pousa na sua mão ao entrar em casa, conte as pintas e esse será o montante de dinheiro que você ganhará em breve. *No século 19, alguns médicos acreditavam que joaninhas curavam sarampo e dentistas usavam joaninhas esmagadas em cáries para aliviar a dor. *Se um homem e uma mulher virem uma joaninha ao mesmo tempo, haverá romance entre eles (Noruega). Curiosidades: - As joaninhas são símbolos da biodiversidade terrestre; - Cada uma produz 500 ovos durante a vida adulta; - Matas ciliares atraem joaninhas e outros insetos úteis; - Em alguns casos elas são mais eficientes que os venenos químicos. - O mundo considera a joaninha a rainha dos insetos, portadora de boa sorte e até casamenteira. - Na agricultura, é uma pequena grande aliada do homem, altamente eficiente no combate às pragas de frutas e verduras.


fonte: http://www.biodiversityreporting.org/index.php?pageId=sub&lang=en_US¤tItem=article&docId=18230&c=Brazil&cRef=Brazil&year=2006&date=September%202005






Comentários

Postagens mais visitadas